Fichamento 2


FICHAMENTO 2
Cysneiros, Paulo Gileno. Novas Tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? – Informática Educativa- vol. 12, nº 1, 1999- Unidades- Lidie (PP 11-24).
Resumo:
O autor fala sobre suas experiências em algumas escolas visitadas, onde a infraestrutura do local não estava de acordo com o que se deve ter em uma escola para que a educação seja de fato eficaz. Na LDB e na Constituição colocam a educação como algo bonito e prazeroso, mas, na realidade as condições são precárias e causam desestímulo tanto nos alunos quanto nos professores.
            A tecnologia na educação é tida como uma ferramenta para facilitar e atualizar tanto alunos quanto docentes, de acordo com o desenvolvimento do mundo, e assim tem que acompanhar essas mudanças que ocorrem na educação. Mas, a utilização da internet nas escolas não é a solução para a falta de atenção, de estímulo, e de novidades desse processo de ensino, é apenas mais uma de tantas outras ferramentas que podem ser usadas na transmissão do conteúdo nos ambientes educacionais.

2) Citações principais do texto:
Ao tratarmos de novas abordagens de comunicação na escola, mediadas pelas novas tecnologias da informação, estamos tratando de Tecnologia Educacional. Esta observação é pertinente porque certos autores consideram este tema como algo inteiramente novo. Tudo tem uma história, explícita ou não, cabendo ao conhecedor crítico tentar desvendá-la, interpretá-la e usá-la para não repetir erros. (P.12)
Cuban nos mostra coisas interessantes, como o trecho de um discurso de Thomas Edison (inventor do telégrafo, do gramofone e da lâmpada elétrica), prevendo, em 1913, que os livros didáticos se tornariam obsoletos nas escolas e que, usando filmes, seria possível instruir sobre qualquer ramo do conhecimento humano. Em 1922, Edison ainda afirmava que “... o filme está destinado a revolucionar nosso sistema educacional e em poucos anos suplantará em muito, senão inteiramente, o uso de livros didáticos”. (P.13)
Nossa utopia é sempre tentar mudar a história futura para melhor, e não defendo posições tradicionalistas ou contrárias à tecnologia na educação. Vejo as novas tecnologias como mais um dos elementos que podem contribuir para melhoria de algumas atividades nas nossas salas de aula. Por outro lado, também não adoto o discurso dos defensores da nova tecnologia educacional, que mostram as mazelas da escolas (algo muito fácil de se fazer), deixando implícito que nossos professores são dinossauros avessos a mudanças. (P.14)
Atualmente a inovação conservadora mais interessante é o uso de programas de projeção de tela de computadores, notadamente o PowerPoint, com o qual o espetáculo visual (e auditivo) pode tornar-se um elemento de divagação, enquanto o professor solitário na frente da sala recita sua lição com ajuda de efeitos especiais, mostrando objetos que se movimentam, fórmulas, generalizações, imagens que podem ter pouco sentido para a maioria de um grupo de aprendizes. (P.16)
Embora a Internet seja um recurso com muito potencial para determinadas atividades educativas, ela também pode ser mais um fator de colonialismo cultural, pois estamos recebendo a informação daqueles que tem condições de colocá-la nos computadores, reduzindo nossa presença e ampliando o alcance do poder de suas idéias, com todos os fatores associados do formato hiupertexto, da velocidade, de multi-representações. (P.20)

4)Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):
Com todo esse meio tecnológico que é apresentado tão cedo para as crianças e jovens no dia-a-dia, o processo de ensino-aprendizagem tende a seguir algumas dessas tecnologias. Uma delas é o computador e suas ferramentas possíveis, como também a utilização da internet, proporcionando aos alunos e professores uma facilidade a mais na hora de promover o conhecimento. Se a internet é vista como uma ferramenta na educação que facilita esse processo de aprendizagem, por que é tão criticada e posta a prova, no que se refere a sua eficácia na educação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário