FICHAMENTO
2
Cysneiros,
Paulo Gileno. Novas Tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação
conservadora? – Informática Educativa- vol. 12, nº 1, 1999- Unidades- Lidie (PP
11-24).
Resumo:
O
autor fala sobre suas experiências em algumas escolas visitadas, onde a
infraestrutura do local não estava de acordo com o que se deve ter em uma
escola para que a educação seja de fato eficaz. Na LDB e na Constituição
colocam a educação como algo bonito e prazeroso, mas, na realidade as condições
são precárias e causam desestímulo tanto nos alunos quanto nos professores.
A
tecnologia na educação é tida como uma ferramenta para facilitar e atualizar
tanto alunos quanto docentes, de acordo com o desenvolvimento do mundo, e assim
tem que acompanhar essas mudanças que ocorrem na educação. Mas, a utilização da
internet nas escolas não é a solução para a falta de atenção, de estímulo, e de
novidades desse processo de ensino, é apenas mais uma de tantas outras
ferramentas que podem ser usadas na transmissão do conteúdo nos ambientes
educacionais.
2)
Citações principais do texto:
Ao
tratarmos de novas abordagens de comunicação na escola, mediadas pelas novas tecnologias
da informação, estamos tratando de Tecnologia Educacional. Esta observação é
pertinente porque certos autores consideram este tema como algo inteiramente
novo. Tudo tem uma história, explícita ou não, cabendo ao conhecedor crítico
tentar desvendá-la, interpretá-la e usá-la para não repetir erros. (P.12)
Cuban
nos mostra coisas interessantes, como o trecho de um discurso de Thomas Edison
(inventor do telégrafo, do gramofone e da lâmpada elétrica), prevendo, em 1913,
que os livros didáticos se tornariam obsoletos nas escolas e que, usando
filmes, seria possível instruir sobre qualquer ramo do conhecimento humano. Em
1922, Edison ainda afirmava que “... o filme está destinado a revolucionar nosso
sistema educacional e em poucos anos suplantará em muito, senão inteiramente, o
uso de livros didáticos”. (P.13)
Nossa
utopia é sempre tentar mudar a história futura para melhor, e não defendo posições
tradicionalistas ou contrárias à tecnologia na educação. Vejo as novas tecnologias
como mais um dos elementos que podem contribuir para melhoria de algumas
atividades nas nossas salas de aula. Por outro lado, também não adoto o discurso
dos defensores da nova tecnologia educacional, que mostram as mazelas da escolas
(algo muito fácil de se fazer), deixando implícito que nossos professores são dinossauros
avessos a mudanças. (P.14)
Atualmente
a inovação conservadora mais interessante é o uso de programas de projeção de
tela de computadores, notadamente o PowerPoint, com o qual o espetáculo visual
(e auditivo) pode tornar-se um elemento de divagação, enquanto o professor
solitário na frente da sala recita sua lição com ajuda de efeitos especiais, mostrando
objetos que se movimentam, fórmulas, generalizações, imagens que podem ter
pouco sentido para a maioria de um grupo de aprendizes. (P.16)
Embora
a Internet seja um recurso com muito potencial para determinadas atividades educativas,
ela também pode ser mais um fator de colonialismo cultural, pois estamos recebendo
a informação daqueles que tem condições de colocá-la nos computadores, reduzindo
nossa presença e ampliando o alcance do poder de suas idéias, com todos os fatores
associados do formato hiupertexto, da velocidade, de multi-representações. (P.20)
4)Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
Com
todo esse meio tecnológico que é apresentado tão cedo para as crianças e jovens
no dia-a-dia, o processo de ensino-aprendizagem tende a seguir algumas dessas
tecnologias. Uma delas é o computador e suas ferramentas possíveis, como também
a utilização da internet, proporcionando aos alunos e professores uma
facilidade a mais na hora de promover o conhecimento. Se a internet é vista
como uma ferramenta na educação que facilita esse processo de aprendizagem, por
que é tão criticada e posta a prova, no que se refere a sua eficácia na
educação?
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